Loterias

Você sabe como o sorteio da Mega Sena é feito?

Você já se perguntou onde e como é feito o sorteio da Mega Sena? Essa é uma dúvida que quase todo mundo tem, especialmente aqueles que acreditam que a Mega Sena é uma fraude.

E se você quiser saber como é feito o sorteio da Mega Sena e onde ele acontece, acompanhe a seguir!

Durante mais de duas décadas, os sorteios da Mega Sena foram realizados no famoso Caminhão da Sorte, que pertencia à Caixa Econômica Federal. Esse veículo viajava pelas estradas do Brasil carregando o sonho que milhões de brasileiros têm: ganhar na loteria!

Esse sistema foi criado em 1980, e teve como principal objetivo na época mostrar que o sistema era transparente, sendo que esse sistema móvel funcionava com duas unidades. Um viajava para a cidade onde seriam feitos os próximos sorteios, e a outra ficava na cidade onde o sorteio estava previsto para acontecer.

O Caminhão da Sorte era equipado com tudo o que era necessário para fazer os sorteios da Mega Sena em segurança e com transparência. Além disso, a própria comunidade local participava como testemunha.

Era o próprio público que acionava o dispositivo de liberação das bolas numeradas para que o sorteio fosse feito. Assim, era realizado em máxima segurança, pois passava por uma auditoria popular e todos os procedimentos já passavam por uma validação na mesma hora.

Como é feito o sorteio da Mega Sena hoje em dia?

como é o sorteio da mega sena

Afinal, como é feito o sorteio da Mega Sena nos dias atuais? Ainda na base do caminhão?

Em 2019, a Caixa Econômica Federal abandonou esse sistema de sorteio. Hoje, todos eles são realizados em um local físico, no Espaço Loterias Caixa, que fica localizado no Terminal Rodoviário do Tietê na cidade de São Paulo.

Mas não pense que por não acontecer mais no Caminhão da Sorte, as pessoas não podem ver ao vivo o sorteio. Todo apostador que fez um jogo pode acompanhar pessoalmente, e a população ainda tem o direito de fazer a auditoria e até mesmo acionar os dispositivos que liberam as bolas numeradas do sorteio. 

Existem vários jogos de loteria no Brasil, o que dificulta para que as pessoas se lembrem quando e onde ocorrem os sorteios.

Portanto, se você quiser saber como é feito o sorteio da Mega Sena e quando, acompanhe as informações a seguir!

Vale lembrar também que nos dias de feriado nacional, como Dia da Independência e Proclamação da República, não são feitas extrações das loterias no Brasil.

O que pode acontecer é que as programações sejam alteradas, tanto dia quanto horário, de forma que os apostadores não sejam prejudicados. De qualquer modo, é importante estar sempre atento para saber quando acontecerá o sorteio da Mega Sena.

A única coisa que nunca muda é o horário, sendo que a extração sempre começa a partir das 20h00 (horário de Brasília).

Como funciona a auditoria popular?

Quando o sorteio é realizado (hoje no Terminal Tietê, mas funcionava da mesma forma no Caminhão da Sorte), os auditores, que podem ser os próprios jogadores ou qualquer outra pessoa, assistem todo o sorteio para certificar de que ele aconteceu da forma certa.

Existem dois tipos de auditoria: a popular e os auditores do Ministério da Economia. Os auditores do ministério ficam na sede da Caixa, que fica em Brasília, e de lá acompanham todo o processo por telefone ou transmissão online.

Os auditores populares, por sua vez, precisam cumprir alguns requisitos para acompanhar os sorteios:

  • Não podem trabalhar na Caixa Econômica Federal;
  • Precisam ser alfabetizados;
  • Somente maiores de 18 anos podem auditar o processo.

A participação é voluntária, e antes que o sorteio aconteça, eles são instruídos sobre os deveres. Esses são alguns pontos que eles devem conferir:

  • A sequência de números que foi colocada no repositório;
  • Se o globo do sorteio estava de fato vazio antes de as bolinhas serem colocadas;
  • Se de fato as maletas que contêm as bolas estavam lacradas antes do sorteio;
  • E, por fim, o resultado oficial só pode ser divulgado quando todos os auditores validam todos os pontos.

Como é feito o sorteio dos números da Mega Sena?

como é o sorteio da mega sena

Agora que você já sabe como é feito o sorteio da Mega Sena, resta saber como os números são sorteados. Uma vez que todos os auditores foram escolhidos, o processo é iniciado.

Todas as maletas são abertas e as bolinhas são colocadas dentro do globo. Existe uma ordem pré determinada para que o sorteio aconteça, mas cada loteria tem a sua própria regra.

Uma vez que esse processo é finalizado, as bolinhas são guardadas novamente nas maletas, que são lacradas e trancadas em um cofre especial protegido com senha.

E por que apostar online?

Para apostar na Mega Sena ou em outros jogos de loteria online, é essencial encontrar um site de confiança. A maneira mais rápida, prática e segura de apostar em jogos de loteria é pelo Lottocap, que já sorteou inúmeros jogadores.

Pelo nosso site, é possível fazer apostas individuais de acordo com o seu perfil de apostador, com a vantagem de não precisar sair de casa, encarar filas longas e ainda correr o risco de perder um bilhete premiado.

Afinal, ao jogar online, o seu bilhete fica guardado no nosso sistema, e caso você seja sorteado, receberá notificações para poder resgatar o seu prêmio em segurança e tranquilidade!

Você gostaria de ser o próximo sortudo e rechear a sua conta bancária? Acesse o Lottocap, escolha os seus jogos e venha se divertir conosco!

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo