Conheça a LottoCap
Solidariedade

Você realmente sabe o que é Filantropia?

A filantropia envolve doações de caridade para causas nobres em grande escala. A filantropia deve ser mais do que apenas uma doação de caridade.

É um esforço que um indivíduo ou organização empreende com base em um desejo altruísta de melhorar o bem-estar humano. Indivíduos ricos às vezes estabelecem fundações privadas para facilitar seus esforços filantrópicos.

Organizações sem fins lucrativos são organizações criadas para apoiar uma variedade de causas sociais, como educação, saúde, ciência, segurança pública e direitos humanos.

 

História da filantropia

Filantropia: Limpeza da casa e conceitos de doação com jovens colocando roupas de acessórios em uma caixa marrom.

A filantropia remonta à sociedade grega. O famoso filósofo Platão em 347 aC, por exemplo, em seu testamento instruiu seu sobrinho a usar os rendimentos da fazenda da família para financiar a academia que Platão fundou.

O dinheiro ajudou alunos e professores a manter a academia funcionando.

Cerca de 150 anos depois, Plínio, o Jovem, contribuiu com um terço dos fundos para uma escola romana para meninos. Ele instruiu os pais dos alunos a sugerir o resto.

 

banner para os produtos lottocap

Tipos de filantropia

Existem vários tipos de filantropia. A maioria dos filantropos não busca reputação ou reconhecimento.

A maior vantagem de ser um filantropo é que atende às nossas necessidades humanas mais profundas.

Todos nós temos essas necessidades: certeza, significado, diversidade, amor / conexão, crescimento e contribuição. Qual dessas necessidades é mais importante para nós e a maneira como as atendemos é o que nos torna quem somos.

 

Filantropia empresarial

A empresária gesticula enquanto explica uma oportunidade para empresários ajudarem a comunidade. Uma foto ao fundo mostra pessoas trabalhando como voluntárias na cozinha comunitária.

A filantropia empresarial pode ser entendida como a empresa por meio de doações em dinheiro ou promoção de funcionários para a participação em causas comunitárias, participação na causa do bem-estar da comunidade.

 

Filantropia premiável

É uma forma de filantropia para quem tem interesse em contribuir para entidades beneficentes de assistência social e participar de sorteio. Conheça agora o site da LottoCap!

 

Responsabilidade social e filantropia

Responsabilidade social refere-se à forma como uma empresa conduz seus negócios para que se torne participante do desenvolvimento social da comunidade ou cidade, estado ou país onde está localizada.

As ações de responsabilidade social baseiam-se nos princípios e valores éticos por elas adotados.

Suas palavras e ações andam de mãos dadas. Além de adotar planos para entidades assistenciais, a empresa também reconhece e valoriza seus colaboradores, não é conivente com práticas excessivas, suborno e sonegação fiscal e estabelece relações éticas e saudáveis ​​com todas as partes interessadas dentro e fora do ambiente organizacional.

 

Filantropos famosos da atualidade

Filantropia: Foto de uma equipe de empresários criativos aplaudindo uma conquista enquanto trabalhava até tarde na sala de reuniões

Bill Gates

Entre todos os filantropos famosos, Bill Gates é o mais citado. Por muito tempo, as doações de caridade dos fundadores da Microsoft foram as manchetes, em parte porque o próprio Gates é muito digno.

Gates vale mais de 130 bilhões de dólares americanos e doou mais de 50 bilhões de dólares americanos a várias organizações sem fins lucrativos e suas paixões ao longo dos anos.

Ele é responsável por talvez a maior doação de todos os tempos: em 2017, ele doou mais de 64 milhões de ações da Microsoft, avaliadas em US $ 4,6 bilhões, para a Fundação Bill e Melinda Gates.

 

Warren Buffett

Desde 2000, Warren Buffett doou mais de 46 bilhões de dólares americanos para instituições de caridade e é conhecido como um dos maiores filantropos do mundo.

Como presidente e CEO da Berkshire Hathaway, Buffett é considerado um patrimônio de aproximadamente US $ 96 bilhões, o que o torna uma das dez pessoas mais ricas do mundo.

Buffett doou parte de sua fortuna para a Fundação Bill e Melinda Gates, a Fundação Susan Thompson Buffett, a Fundação Howard G. Buffett, a Fundação Sherwood e a Fundação NoVo.

 

Oprah Winfrey

Depois de crescer em uma família pobre no Mississippi e sofrer abusos sexuais, ela ainda conseguiu superar muitos dos obstáculos que enfrentou e alcançou grande sucesso.

Winfrey não apenas tentou revelar as necessidades das pessoas ao redor do mundo por meio de seus programas de entrevistas e relatórios, mas também doou milhões de dólares por meio da Oprah Winfrey Charity Foundation.

Sua fundação assumiu a maioria das responsabilidades da Angel Network e da Oprah Winfrey Leadership Academy Foundation, doando mais de US $ 140 milhões para a Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls.

 

Michael Jordan

Você deve saber que Michael Jordan é um dos jogadores mais talentosos da NBA de todos os tempos, mas ele superou essa função e se tornou uma das celebridades filantrópicas mais influentes do país.

Desde que se tornou o acionista majoritário do Charlotte Hornets, Jordan ajudou a equipe a doar mais de US $ 3 milhões para uma série de causas, incluindo aquelas relacionadas a militares, educação e alimentar a fome.

 

Mark Zuckerberg

Quando Mark Zuckerberg era jovem, ele teve sucesso criando um site universitário que se tornaria o Facebook. Zuckerberg e sua esposa Priscilla Chan prometeram doar 99% de sua riqueza para caridade durante sua vida.

Atualmente, sua riqueza gira em torno de 114 bilhões de dólares, o que os torna um dos maiores filantropos do planeta.

Eles co-fundaram a Iniciativa Chen Zuckerberg, que visa proporcionar às pessoas oportunidades iguais e, ao mesmo tempo, liberar o potencial humano.

 

Jeff Bezos

Sem incluir o fundador e ex-CEO da Amazon, Jeff Bezos, é quase impossível listar o maior filantropo. Sua capacidade de transformar a situação em vantagem e construir, sem dúvida, o negócio mais inovador da história, oferece a ele uma grande oportunidade de influenciar a mudança.

Bezos, o homem mais rico do mundo, foi criticado no passado por falta de doações de caridade e levado a sério. Em 2018, ele doou mais de US $ 2 bilhões por meio de seu Fundo Bezos Day One, principalmente para organizações sem fins lucrativos que ajudam famílias sem-teto, e se tornou um grande filantropo.

 

banner para os produtos lottocap

Dia da filantropia

mulher realizando doação de roupas

O dia 20 de outubro é o dia escolhido para comemorar o Dia Nacional da Filantropia em todo o Brasil.

Se você deseja entrar para a filantropia, você pode ter certeza de que seu gesto será muito apreciado por aqueles que você ajuda. Mesmo que suas ações ou a quantia de dinheiro que você doa não pareça grande coisa para você.

De qualquer maneira que você decidir fazer, comemore ajudando outras pessoas e fazendo a diferença!

Existem muitas maneiras de retribuir à comunidade local sem gastar dinheiro. Sirva no refeitório ou doe estoque na despensa.

Faça almoços ou distribua agasalhos. Seja voluntário em programas pós-escola, torne-se mentor de jovens ou trabalhe em centros comunitários. Encontre uma causa local para falar com você e contribuir com seu tempo.

 

Leia também: Doação para ONGs: a maneira mais eficiente de ajudar quem precisa

banner lottocap tem produtos da sorte para todos os gostos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo