Conheça a LottoCap
Seu Dinheiro

Como comprar sua casa própria

Quem nunca pensou em como comprar sua casa própria, não é verdade? O sonho de um imóvel é ainda uma realidade distante de muitos brasileiros que não sabem quais os passos seguir a fim de conseguir tal feito.

Por essa razão, nós da Lottocap, separamos uma lista para você que deseja adquirir um imóvel e ainda não sabe como fazê-lo, ou por onde começar. Confira a seguir e continue a leitura!

Planeje-se financeiramente

Como comprar sua casa própria: Casal analisando as contas do mês

Antes de realizar os primeiros passos em busca de um apartamento, ou de uma casa própria, é de suma importância considerar a sua situação financeira. Isso porque, você verá que a partir desse momento uma série de gastos irão aparecer.

Muito mais do que a parcela de um imóvel, adquirir um cantinho para chamar de seu envolve outros gastos como IPTU, água, luz, internet, dentre outros. Esses custos precisam ser friamente analisados antes de assumir uma dívida como essa.

Sendo assim, planejar-se financeiramente é o primeiro e mais importante passo. Ao realizar um orçamento de tudo o que você irá gastar, poderá dar prioridade para aquilo que realmente é mais importante para você e para a sua família.

kto aviator 970x250 aviaozinho

Economize 20% do valor da sua compra

Apesar de haver imóveis em que não se faz necessário um valor de entrada, no geral, independentemente do banco ou imobiliária, vão te pedir 20%. Logo, você deve poupar essa quantia para quando decidir realizar a compra ter o montante em mãos.

Imagine, por exemplo, que você deseja financiar um imóvel de 400 mil reais. Isso quer dizer que você precisará dar de entrada, ao menos, o valor de 80 mil reais em um imóvel. Sendo assim, além de economizar o dinheiro, você deve buscar formas de investi-lo a fim de fazê-lo aumentar.

Reserve o dinheiro para a documentação do imóvel

Não é novidade que além de tudo o que foi citado anteriormente em relação aos custos no momento da compra de um imóvel, há também os gastos com a documentação.

Sendo assim, reserve um valor para os custos com documentos do banco, para o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), além de custos com o cartório, avaliação do imóvel, análise da documentação entre outros.

melbet - aviator

Faça uma estimativa dos custos da região

Mulher em uma padaria atendendo um cliente

Caso você adquira o imóvel em outra cidade, ou mesmo em outro bairro, é necessário realizar uma estimativa dos gastos desse novo lugar. Lembre-se de considerar a distância para o seu trabalho, se há opções de comércio e lazer perto de onde irá morar, bem como outras facilidades.

Logo, veja quais são as suas prioridades e até quanto pode desembolsar por mês com custos com transporte, por exemplo. Além disso, considere se a região em que escolheu possui potencial de crescimento.

Avalie o número de parcelas e financiamento

Lembre-se de que como qualquer coisa comprada a prazo, o imóvel também possui juros quando se trata de parcelar em muitas vezes a compra. Assim, antes de pensar sobre como comprar uma casa, leve em conta os juros, prazo e parcela do financiamento.

Será que pagar a prazo é realmente a melhor opção no momento de adquirir o seu imóvel? Pense a respeito e não deixe de calcular outras possibilidades como o pagamento a vista, por exemplo. Além disso, busque por mais de um orçamento e não feche o negócio antes de ter a certeza de que ele realmente será vantajoso para você e atenderá as suas necessidades.

Como economizar para comprar a casa própria

Depois de entender a quantidade de custos que irá assumir, considere alternativas a fim de aprender a poupar e realizar o sonho do próprio imóvel. Veja algumas dicas a seguir:

Invista em renda passiva

Aplique o seu dinheiro com o intuito de fazê-lo render e aumentar conforme os anos. Para isso, considere critérios como a rentabilidade, risco do investimento e liquidez. Apesar de se saber que para conseguir ganhar mais dinheiro, também é preciso possuir maiores riscos, tenha cuidado com as suas escolhas no momento de investir.

Assim, você além de aprender sobre educação financeira, consegue poupar cada vez mais com o passar dos anos e os sonhos ficam mais pertos de serem realizados.

Encontre uma renda extra

Após a pandemia do Covid-19, a verdade é que muitas pessoas tiveram que se reinventar. Por isso, encontraram alternativas para trabalhar em estilo home office, ou ainda opções de empreendedorismo. Caso você não esteja inserido em nenhuma das opções anteriores, chegou o momento de começar.

Principalmente, se você possui dificuldades de poupar dinheiro devido ao seu salário só ser suficiente para pagar as contas do mês, pense na importância de uma renda extra. Com ela, você poderá, finalmente, criar uma reserva de emergência, além de não depender mais exclusivamente de seu salário ou regime CLT.

Busque mais flexibilidade e a sonhada liberdade financeira. Quanto antes começar, mais irá agradecer no futuro.

Saiba economizar

Família feliz: alegre mãe e pai com crianças sorrindo e colocando moedas no cofrinho enquanto está sentado no sofá em casa

Corte todos os gastos que não são de suma necessidade. Viver gastando dinheiro com coisas que você não precisa, não te farão alcançar os seus objetivos. Sendo assim, antes de comprar qualquer coisa, lembre-se de qual é a prioridade da sua vida e o que você precisa fazer para chegar lá.

Gaste menos do que ganha

Não há nada demais em perceber que você precisa readequar as suas prioridades, bem como o seu padrão de vida. Sendo assim, considere viver com menos do que você ganha para conseguir poupar, economizar e realizar tudo aquilo que você almeja.

Ninguém está pedindo para que você deixe de ter momentos de lazer, contudo, saber dosar e distinguir gastos de real necessidade daqueles que são supérfluos, já é um excelente começo. Considere isso.

Compre títulos de capitalização da Lottocap

Agora que você já viu dicas sobre como comprar sua casa própria, que tal contar com um pouco de sorte? Aqui no blog muitas são as chances que você tem de ganhar e realizar o sonho da casa própria. São prêmios de até R$ 500 mil, logo, já pensou em poder adquirir o seu imóvel pagando a vista?

Na Lottocap você pode! Confira todas as oportunidades aqui no site e boa sorte!

banner para os produtos lottocap

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo