LottoCap - Títulos de Capitalização Blog O que é certificado de contribuição e como ele pode te ajudar a ganhar prêmios?

O que é certificado de contribuição e como ele pode te ajudar a ganhar prêmios?

Você sabe o que é o certificado de contribuição? Descubra nesse texto como ele pode te auxiliar a ganhar prêmios e também ajudar uma entidade beneficente.

O título de capitalização pode ser uma boa forma de contribuir com causas sociais por meio do que é conhecido por certificado de contribuição.

O certificado de contribuição é um tipo de título de capitalização voltado para ajudar financeiramente organizações sociais.

Com ele, você adere a um título da modalidade incentivo e destina parte dos seus pagamentos a uma determinada instituição.

Basicamente, é como se você estivesse fazendo doações e recebendo o direito de participar de sorteios periódicos.

Os certificados são vendidos em bancas de jornal, pontos de recarga de celular e outros pequenos comércios por meio de cartelas.

O valor que você paga por uma cartela é dividido e parte dele é destinado à organização, que pode ter mais verba para custear suas despesas.

Entre as associações conhecidas por utilizar esta fonte de recursos, estão as unidades regionais da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Por meio de sorteios como os do Lottocap, Cap Legal, Proeste e Capital de Prêmios, as Apaes regionais financiam parte de suas despesas com melhorias e projetos, por exemplo.

As associações de cada estado contam com a ajuda de parceiros ao redor de todo o país, que administram os títulos de capitalização e oferecem prêmios como celulares, motos e carros.

Mas, afinal, como funciona o título de capitalização que usa o certificado de contribuição premiável?

Para entender isso, é importante conhecer as demais categorias existentes no segmento.

A Susep (Superintendência de Seguros Privados), autarquia federal que regula o setor de título de capitalização, estabelece quatro modalidades.

A primeira delas é a tradicional, que visa ajudar o titular a acumular certo capital durante o período de vigência do título.

O título de compra programada tem um objetivo parecido, mas prevê a possibilidade de trocar o valor poupado por um determinado bem ou serviço.

O título de capitalização popular, por sua vez, pretende atrair os titulares por meio de sorteios com grandes prêmios, mas não devolve um valor tão alto ao fim de sua vigência.

Por fim e mais importante neste artigo, o título de capitalização de incentivo está condicionado a um evento definido por uma empresa.

O mais comum nesta categoria é vermos uma marca criar um título e distribuir cotas para os consumidores concorrerem a prêmios.

Os clientes ganham o direito de participar dos sorteios quando adquirem o produto ou serviço que está sendo divulgado pela empresa.

No caso do título de capitalização de incentivo ligado às instituições filantrópicas, o objetivo é um pouco diferente.

Em vez de comprar um produto, os consumidores compram uma cartela, também conhecida como certificado de contribuição.

Do valor pago, uma parte é usada para formar os prêmios, outra cobre despesas administrativas e uma terceira parte é destinada para as entidades filantrópicas.

Para as associações, a última parte é a mais importante, e para os apostadores, é a primeira que mais interessa.

Cotas de sorteio, carregamento e capitalização

Para entender como as entidades são beneficiadas por um certificado de contribuição, é preciso primeiro analisar como o dinheiro pago é distribuído.

Em todas as modalidades de título de capitalização, existem cotas de sorteio, carregamento e capitalização.

Elas têm diferentes objetivos e podem ser maiores ou menores de acordo com a modalidade do título em questão.

Os valores mínimos para cada cota são definidos pela Susep, mas a finalidade de cada uma é igual em todos os casos.

A cota de sorteio serve para acumular um valor que será distribuído aos titulares por meio de prêmios.

A cota de carregamento, por sua vez, é voltada para cobrir as despesas administrativas que a sociedade de capitalização terá enquanto o título for válido.

Por fim, a cota de capitalização é aquela destinada a formar o capital que será devolvido para os titulares ao final do título.

No caso do título de capitalização ligado a entidades filantrópicas, a cota de capitalização não volta para o titular.

Ela é destinada, em forma de doações, para a entidade indicada no certificado de contribuição.

A cartela que você adquirir também deve indicar o número do título de capitalização registrado na Susep.

É esse número que mostra que o certificado de contribuição premiável está sendo oferecido por uma empresa autorizada e confiável.

Ele também é um forte sinal de que parte do valor será realmente repassado para a instituição.

Com a verba, as instituições são capazes de realizar melhorias em sua infraestrutura e aperfeiçoar seu atendimento.

A associação que está sendo beneficiada deve aparecer também nas condições gerais, um documento que trata das regras do título.

Ele deve ser disponibilizado pela empresa que administra o título de capitalização e precisa ter detalhes sobre seus prêmios e sua vigência.

Tudo isso serve para você ter todas as informações possíveis antes de adquirir a cartela usada no sorteio.

Conclusão sobre o certificado de contribuição e como ele pode te ajudar a ganhar prêmios

O certificado de contribuição premiável é uma maneira de concorrer a prêmios ao mesmo tempo em que você contribui com uma boa causa.

Por um lado, ele cumpre seu desejo de concorrer a ótimos prêmios com mais chances do que alternativas como as loterias da Caixa.

Por outro, as entidades conseguem fechar as contas todos os meses com muito menos dificuldade.

As cartelas vendidas em diversos locais permitem facilmente participar dos sorteios e contribuir com as associações.

A recomendação para quem se interessa em comprar um certificado de contribuição premiável é verificar se a fonte é confiável.

Procure sempre pelo número que o título de capitalização está registrado na Susep.

E, sempre que possível, verifique as regras para evitar que você concorra a prêmios pouco atrativos ou assuma deveres que não conhecia.

Além disso, pesquise nas condições gerais do título de capitalização qual parcela do valor pago vai para a instituição filantrópica.

Em alguns casos, você pode descobrir que o repasse da sociedade de capitalização para a entidade não é tão grande quanto você esperava.

Nesta situação, talvez seja mais adequado fazer uma doação direta para a associação de um valor maior que o previsto no título.

Assim como qualquer título de capitalização, o certificado de contribuição é uma opção válida e exige informações de quem o adquire.

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Mude de vida com os títulos de capitalização LottoCap

Um mega prêmio pode ajudar (e muito) a mudar de vida. Pra isso existe o LottoCap, que oferece títulos de capitalização que custam a partir de R$ 1,00.

Adquira seu título e concorra a prêmios de até R$ 500 mil
Conheça o Lottocap Já
Cadastre-se no LottoCap