Quais são os tipos de títulos de capitalização? Veja tudo!
Ao todo, são seis tipos de títulos de capitalização, cada um com sua regra e oportunidades de conquistar uma bolada em prêmios.
No mercado nacional, os serviços de capitalização também são influenciados pela diversidade do público brasileiro, por isso, existem seis tipos de títulos de capitalização que atendem os mais variados estilos de pessoa e seus objetivos.
Por isso, é importante conhecer quais as modalidades de título de capitalização para descobrir a que melhor se enquadra às suas necessidades. Afinal, cada tipo vai contar com seu estilo e regra.
Veja tudo sobre os seis tipos de título de capitalização existentes:
Tenha uma ótima leitura!
O que caracteriza um título de capitalização?
De forma simples, o título de capitalização e as suas variações são títulos de crédito, ou seja, um produto onde se é atribuído um determinado valor e que pode ter formas de pagamento variadas.
Com isso, as instituições financeiras autorizadas oferecem sorteios, com as mais variadas premiações, durante um determinado período de tempo, acordado previamente entre todas as partes.
Vale lembrar sempre que o título de capitalização não é um investimento propriamente dito, afinal, você terá 100% do valor pago estornado, com um pequeno ajuste corrigido pela taxa de referência.
Saiba mais: Entenda tudo sobre Título de Capitalização!
Quais as modalidades de título de capitalização?
As instituições financeiras e empresas especializadas na emissão de títulos de capitalização têm diversas maneiras para trabalhar com a aquisição dos produtos oferecidos.
Para conseguir um título, é preciso consultar uma instituição financeira ou revendedoras autorizadas e para fazer o pagamento do valor existem três opções:
- Mensalista: quando todos os meses será necessário investir uma quantia no título adquirido;
- Parcela única:no título de capitalização de pagamento único é cobrado apenas um valor, ou seja, ao pagar, basta esperar pelo sorteio ou o prazo de resgate;
- Recorrente/periódico: quando são realizados pagamentos em determinados períodos, em que podem ocorrer a quitação das parcelas do título de capitalização por débito automático.
Dentro destes formatos, existem uma variedade de modelos e tipos de títulos de Capitalização, aprovados e permitidos pelo Susep. Eles são:
- Tradicional
- Instrumento de garantia
- Filantropia premiável
- Incentivo
- Popular
- Compra programada
Leia também: O que é certificado de contribuição do título de capitalização?
1. Título de capitalização: Tradicional
O objetivo do título tradicional é fazer um pé de meia, ou se preferir, criar uma reserva e desenvolver no usuário o hábito de poupar uma parcela do seu dinheiro. Durante o tempo de permanência, o proprietário do título concorre a sorteios.
De modo simples, o título de capitalização tradicional acontece através de pagamentos mensais ou de parcelas únicas que vão formando a reserva. Ao término do período desse título, 100% do valor retorna ao cliente, além de um ajuste corrigido pela Taxa Referencial.
2. Título de capitalização: Instrumento de garantia
O título de instrumento de garantia é usado para assegurar contratos de qualquer tipo, quando existe necessidade de um valor antecipado ou o famoso caução.
Esse tipo de título é muito comum em aluguel de imóveis, em que, ao invés de utilizar um fiador ou outra forma de garantia, o cliente adquire um título. Mesmo neste casos, quem compra o título concorre a prêmios.
Entenda mais: Título de capitalização para aluguel
3. Título de capitalização: Filantropia premiável
A modalidade de título de capitalização filantropia premiável oferece a oportunidade de contribuir com entidades beneficentes, de assistência social, e concorrer a sorteios.
Devido à sua regulação, é possível auxiliar e transformar a vida de crianças e adolescentes que mais precisam em todo o Brasil.
Conheça: Em busca de novas oportunidades no universo dos títulos de capitalização? Conheça os produtos da LottoCap! Oferecemos diversos títulos baseados nas loterias da Caixa. Divirta-se e concorra a prêmios.
4. Título de capitalização: Incentivo
O título de capitalização de incentivo é destinado aos clientes PJ, pessoas jurídicas, ou seja, empresas de todo o porte. A finalidade é incentivar o cliente da empresa a manter seus pagamentos em dia e assim participar de sorteios.
Ou então, estimular a compra de produtos em datas comemorativas e concorrer a prêmios especiais. Desta forma, a empresa está cedendo o direito do seu prêmio ao seu cliente/consumidor.
5. Título de capitalização: Popular
São títulos de capitalização com um valor de compra acessível, ou seja, o cliente consegue adquirir um título a preço “popular” e concorrer a uma bolada em prêmios.
No entanto, é importante ter em mente que, no título de capitalização popular, apenas uma parte do valor investido é devolvido ao comprador após o encerramento do período de vigência.
6. Título de capitalização: Compra programada
Este modelo de título ‘garante’ ao comprador a chance de receber algum bem ou algum tipo de serviço ao término do período combinado entre as partes.
No período de vigência do título de capitalização de compra programada, o cliente também participa de sorteios e caso seja contemplado, antecipa a aquisição do bem e resgata o seu investimento.
Qual é o título de capitalização mais conhecido no Brasil?
Dentre os tipos de títulos de capitalização, cinco se destacam entre os mais populares no extenso território nacional:
- OuroCap, do Banco do Brasil;
- SuperXCap, da Caixa Econômica Federal;
- Pic Itaú, do Banco Itaú;
- LottoCap;
- Tele Sena.
O LottoCap e Tele Sena são modelos fora das instituições bancárias e contam com diversos sorteios especiais, que beneficiam os usuários com prêmios milionários.
Depois de conhecer tudo sobre os tipos de títulos de capitalização, se sente mais preparado para adquirir um deles? Boa sorte nos sorteios!