Conheça a LottoCap
Seu Dinheiro

Comprar ou alugar um imóvel?

Uma discussão muito comum que ocorre quando se começa a conversar sobre imóveis é: comprar ou alugar um imóvel? Se você faz parte do percentual de pessoas que possui essa dúvida, continue conosco e veja todas as informações que separamos a fim de ajudar. Confira!

Como saber se devo comprar ou alugar?

Mulher pensativa olhando para um contrato de compra e venda de imóvel

Vale ressaltar que a escolha entre comprar ou alugar um imóvel deve levar em consideração uma série de fatores, muitos deles de ordem subjetiva. Por isso, pergunte-se: quem é você? O que você faz? Qual o seu salário atual? Você possui estabilidade? Você mora perto dos seus parentes? Ou pretende-se mudar?

Todos esses questionamentos são muito importantes antes de qualquer tomada de decisão. Afinal, de que vale comprar uma casa se você tem sua família longe e não pretende se estabelecer por um longo período de tempo naquele lugar, não é mesmo?

Vale dizer ainda que você premissa então, estabelecer premissas. Elas serão fundamentais para alcançar o sonho do seu próprio imóvel. Logo, quanto mais premissas você estabelecer, mais certeza você terá sobre o resultado final. Vamos a alguns exemplos?

banner kto aviator - 300x250

Primeira premissa: da necessidade

Quando se trata de premissa, a primeira delas é a da necessidade. Afinal, será que você necessita mesmo comprar um casa própria, ou precisa apenas de um teto para morar? Vale dizer que seja qual for a classe social, todos precisam de ao menos um teto para morar, independentemente das condições.

Segunda premissa: ter ou não ter todo o dinheiro para a compra do imóvel?

Do ponto de vista financeiro só faz sentido você comprar uma casa se você tiver todo o dinheiro. Ou seja, suponhamos que a casa que você deseja comprar custe 500 mil reais.

Caso tenha esse dinheiro, é preciso pensar: o que é melhor? Aplicar todo esse dinheiro e do juros você pagar o seu aluguel? Ou comprar um imóvel e se estabelecer nele pelo resto da vida? Veja que essa premissa é extremamente subjetiva.

Faz sentido para você comprar um imóvel para passar o resto da sua vida morando nele? Ou você é uma pessoa que gosta de viajar e quase nunca está em casa? Pense nisso.

| Leia também: Como comprar sua casa própria

banner dupla de pascoa - 300x250

Terceira premissa: todo mundo deve ter ao menos um imóvel em seu nome

Todo mundo vai precisar morar. Por isso, é importante que você tenha ao menos uma casa ou apartamento em seu nome. Isso porque, esse imóvel lhe trará segurança. Nesse sentido, estabeleça um plano para sair do aluguel o quanto antes e ir para o seu imóvel.

Esse plano pode concretiza-se via financiamento ou consórcio. Além disso, verifique o valor do imóvel que você deseja adquirir e a estabeleça de maneira realista. Há ainda, a possibilidade de ir poupando o seu dinheiro e comprar o seu imóvel a vista.

Considere o momento da economia para comprar ou alugar

Há momentos da economia em que vale mais a pena comprar e há momentos em que vale mais a pena alugar. Por isso, considere o momento da economia antes de decidir qual a opção se encaixa melhor a sua realidade e o seu perfil.

melbet - aviator

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo