Não tem fiador? conheça o título de capitalização para aluguel
Sabia que é possível utilizar o título de capitalização para aluguel de algum imóvel?
É isso mesmo! O título de capitalização para aluguel pode ser uma alternativa ao fiador e ao cheque caução na hora de estabelecer um contrato de uma nova casa, por exemplo.
E, hoje iremos explicar como funciona esse processo.
Contudo, primeiro é necessário revisar, de maneira básica, como funciona o aluguel de um imóvel, e aos poucos chegaremos aos títulos de capitalização.
Aluguel de imóveis no Brasil
A locação de imóveis é um negócio que, assim como os outros, conta com alguns riscos, como o inquilino atrasar o pagamento de um ou mais meses.
Portanto, é necessário preencher e respeitar todos os pontos de um contrato de garantia firmado antes de o locatário mudar-se para a nova casa.
Dessa forma, o proprietário do imóvel terá a segurança de, no caso do inquilino não cumprir com um ou mais dos compromissos assumidos, haverá uma punição.
Essas garantias são denominadas de “garantias locatícias” e asseguram que o locador não tenha dores de cabeça mais tarde.
E o que são as garantias locatícias?
A Lei Federal nº 8.245, de 1991, conduz as locações de imóveis no Brasil.
Ela garante ao proprietário que exija uma das vertentes de garantias locatícias que é reconhecida pelo mercado imobiliário.
Essas vertentes são:
- Fiador: esta será a pessoa que, caso o inquilino não cumpra com seus deveres financeiros relacionados ao aluguel, assumirá todas as dívidas. O fiador precisa comprovar que sua renda é três vezes maior do que o valor do aluguel em questão.
- Caução: existem diversas modalidades de caução como o cheque-caução ou até mesmo uma conta conjunta entre locador e locatário. Mas esta garantia nada mais é do que um dinheiro que pode ser utilizado caso existam danos no imóvel durante o período em que o inquilino esteve ali ou ainda por inadimplência.
- Cessão fiduciária de cota de fundos de investimento: neste caso, as quotas de investimentos são apresentadas como garantia pelo locatário ao dono do imóvel.
- Seguro fiança:a fiança locatícia, por sua vez, é um seguro que tem vigência durante o período de aluguel e que pode ser contratado em uma seguradora ou até mesmo no banco.
- Título de capitalização para aluguel: esta modalidade veremos daqui a pouco.
Mas, afinal, o que é um título de capitalização?
Título de capitalização trata-se de um título de crédito que é vendido por empresas de capitalização.
Eles garantem a junção de um determinado capital ao longo de um período pré-determinado.
Além disso, alguns deles possibilitam a participação em sorteio que pagam desde pequenas até grandes quantias.
Por exemplo, o “Lottocap Já” que pode pagar até R$ 500 mil de maneira instantânea.
Título de capitalização para aluguel
O título de capitalização para aluguel é uma das vertentes que dão garantia em um contrato de locação de imóveis.
Entretanto, para que um título realize essa função de maneira legal é necessário justificar sua finalidade específica à dar garantias para aluguéis.
A vantagem de optar por essa modalidade é justamente pelo locatário não necessitar comprovar a sua renda.
Como funciona um título de capitalização para aluguel?
Trata-se de um processo muito simples e de pouca burocracia.
É preciso que o locatário busque uma empresa especializada em emissão de títulos de capitalização para aluguel e adquiri-lo.
O valor do título depende do valor da caução exigido pelo locador.
No geral, a quantia é aproximadamente de seis a 12 vezes o preço mensal do aluguel.
Assim, em caso de inadimplência, o título poderá ser resgatado pelo dono do imóvel que terá assim o ressarcimento dos prejuízos.
Contudo, se nenhum problema ocorrer durante o período de contrato, o valor do título de capitalização volta para o inquilino.
Portanto, quem não tiver um fiador tem essa alternativa para realizar a locação de algum imóvel.
O valor total, contudo, precisa ser pago à vista.
O indicado é estudar todas as possibilidades e encontrar a que melhor se adequa a você, sendo o título de capitalização para aluguel ou não.
[optin-monster-shortcode id=”nsyy6yxlvn1tuerl723s”]