LottoCap - Títulos de Capitalização Blog Como resgatar título de capitalização? Saiba tudo o que você precisa

Como resgatar título de capitalização? Saiba tudo o que você precisa

Quer saber como resgatar o título de capitalização? Entender como ter o seu dinheiro de volta é uma parte fundamental para recuperar o valor investido.

Saber como resgatar título de capitalização é essencial para evitar certos imprevistos no período em que seu dinheiro será poupado.

As condições gerais apresentadas pelas empresas costumam informar todos os detalhes de como resgatar título de capitalização.

Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas de como conseguir seu dinheiro de volta em caso de desistência ou do fim do prazo do título.

Se este é o seu caso, as informações presentes neste artigo poderão te ajudar.

O resgate do título de capitalização pode ser feito de três formas, que variam no valor que você terá de volta.

Veja abaixo um resumo de como resgatar título de capitalização:

  • Resgate antecipado: ocorre se você desistir do título, mas pode não liberar todo o valor acumulado;
  • Resgate por sorteio: como o nome já diz, ocorre quando seu nome aparece em um dos sorteios programados;
  • Resgate ao fim do prazo: você recebe todo o valor previsto nas condições gerais do título, mesmo que não tenha sido sorteado.

Na maioria dos casos, se você resgatar antes do prazo previsto no título de capitalização, o valor liberado será menor do que o poupado.

Isso porque o objetivo é te incentivar a permanecer com o título de capitalização pelo período total para guardar seu dinheiro por mais tempo.

Com isso em mente, as empresas costumam estabelecer um período de carência nas condições gerais do título.

Nesse intervalo, se decidir resgatar antes do prazo mínimo, você não poderá ter acesso ao que foi poupado.

Após esse prazo, passa a valer uma tabela que deverá aparecer nas condições gerais.

Ela indica a porcentagem do valor pago a qual você terá direito de acordo com o mês em que o pedido de resgate for feito.

Ao descumprir o tempo de duração total do título, você se sujeita a uma espécie de multa, que torna o resgate antecipado menos interessante.

Se você quiser, há como fazer um resgate do título de capitalização logo após o fim da carência, mas o valor deverá ser bem menor do que já foi acumulado.

Caso você espere até a metade do período do título de capitalização, o valor do resgate será um pouco maior, mas ainda não será equivalente a tudo o que foi guardado.

Porém, se você realizar todos os pagamentos e aguardar o prazo do título, todo o valor previsto nas condições gerais será liberado.

Confira outros detalhes sobre cada modelo de resgate do título de capitalização e conferir se vale a pena para você:

Resgate antecipado

Antes de solicitar o resgate do título de capitalização de forma antecipada, é preciso verificar se as condições gerais do título oferecem essa opção.

Em alguns casos, há como fazer um resgate do valor total já acumulado.

No entanto, o mais comum é receber somente parte do valor que já foi poupado.

Afinal, o objetivo é te estimular a poupar o dinheiro por todo o período do título de capitalização e não resgatar antes do prazo.

Ao optar pelo resgate antecipado, você cancela seu título e abre mão de participar dos futuros sorteios.

Resgate por sorteio

Ao ser sorteado, o titular pode ter seu título de capitalização encerrado ou não.

Essa informação deve aparecer nas condições gerais do título.

Caso o documento indique o fim do título, o valor do resgate somará o que já foi economizado até o momento com o prêmio do sorteio.

Caso contrário, o prêmio é liberado para o titular, que deve seguir realizando os pagamentos para participar de outros sorteios.

Resgate ao fim do prazo

O terceiro tipo de resgate ocorre com o fim do período do título de capitalização.

Neste caso, você tem direito ao valor da provisão matemática, isto é, o capital investido assim como previsto nas condições gerais do título.

Resgate parcial ou total?

Além das formas de como resgatar título de capitalização, as condições gerais do título devem ter informações sobre o resgate parcial ou total do valor poupado.

O resgate total é o mais comum, mas também há como resgatar título de capitalização de forma parcial, se esta opção estiver prevista no regulamento.

No resgate total, você tem acesso a todo o dinheiro ou a uma porcentagem dele, caso as condições gerais previrem esse desconto pelo descumprimento do prazo.

Com este modelo, você encerra seu título e abre mão de participar de sorteios futuros.

Por outro lado, o resgate parcial permite liberar somente uma parcela do valor investido e não cancela o título de capitalização.

Ao resgatar 10% do valor do título antes do prazo, por exemplo, você mantém o restante no saldo da sua conta e continua participando dos sorteios.

Esta pode ser uma boa alternativa caso você tenha algum imprevisto e precise de parte do dinheiro, mas não quer encerrar seu título de capitalização.

Lembrando que, para solicitar o resgate parcial, as condições gerais do título precisam oferecer essa opção. Vale a pena também conferir o rendimento do título de capitalização.

Qual o prazo para o pagamento do título de capitalização?

Pelas regras da Susep (Superintendência de Seguros Privados), as empresas têm 15 dias úteis para liberar o resgate do título de capitalização após o pedido.

Se esse prazo não for cumprido, o pagamento deve ser feito com juros previstos nas condições gerais do título.

No caso de sorteios, a empresa pode liberar o valor do resgate em até 12 parcelas.

Para que o titular não seja prejudicado, elas deverão ser corrigidas de acordo com uma taxa de juros prevista no regulamento.

Fique sempre atento ao regulamento do título de capitalização

A principal dica para quem busca saber mais sobre o resgate do título de capitalização é checar as condições gerais do título, que costumam detalhar todas as regras.

É esse documento que indica quanto do valor poupado voltará para você, quanto será usado em sorteios e quanto ficará para as despesas administrativas.

Ele também informa qual percentual você receberá se solicitar o cancelamento do seu título antes do prazo.

Na maioria dos casos, o texto indicará a melhor opção para ter acesso à maior parte  do valor poupado é aguardar pelo maior tempo possível.

E lembre-se: o documento de condições gerais é um contrato entre você e a empresa e precisa ser analisado com cuidado para saber como resgatar título de capitalização sem imprevistos.

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Mude de vida com os títulos de capitalização que o LottoCap oferece

Um mega prêmio pode ajudar (e muito) a mudar de vida. Pra isso existe o LottoCap, que oferece títulos de capitalização que custam a partir de R$ 1,00.

Adquira seu título e concorra a prêmios de até R$ 500 mil
Conheça o Lottocap Já
Cadastre-se no LottoCap Cadastre-se