Conheça a LottoCap
Superstição

Saiba o motivo de pessoas acreditarem em superstições e quais são as mais conhecidas

Você provavelmente já ouviu histórias sobre gatos pretos que deram azar, é preciso ficar longe de escadas, entre muitas outras coisas. Tudo isso está atrelado a superstição, que é a propensão a atribuir causas sobrenaturais a ocorrências específicas. Assim, pessoas supersticiosas são aquelas que fazem o uso de certos objetos mágicos ou rituais para atingir objetivos predeterminados ou evitar resultados negativos.

A verdade é que as superstições são tão antigas quanto a própria humanidade. Eles são mencionados ao longo da história e ligados a rituais pagãos nos quais as pessoas reverenciavam a natureza. Quem nunca ouviu falar de um deles, não é mesmo? Por isso, se você quiser saber mais sobre o motivo das pessoas serem supersticiosas e quais são os tipos de superstições mais comuns, é só continuar lendo o artigo.

Por que nós somos supersticiosos?
Saiba o motivo de pessoas acreditarem em superstições e quais são as mais conhecidas

A resposta mais simples é que os humanos têm uma longa necessidade de controlar todos os elementos da vida, mesmo aqueles que são independentes de nós. Quando não temos controle sobre algo que realmente queremos que aconteça, as superstições são úteis. Afinal, os humanos são seres causais deterministas, isto é, percebemos tudo como tendo uma causa, incluindo fenômenos relacionados à vida e à morte, o mundo, etc.

Esse é um dos principais motivos pelo qual para tentar identificar padrões que expliquem e organizem as informações que recebemos diariamente, criamos associações constantemente por meio de um processo automatizado. A questão é que o cérebro acaba fazendo uma associação que não é totalmente racional quando não há uma explicação óbvia e clara. A partir desse processo, as superstições são criadas.

banner para os produtos lottocap

Quais são as superstições mais comuns de pessoas supersticiosas?

Saiba o motivo de pessoas acreditarem em superstições e quais são as mais conhecidas

Como você já deve ter percebido, existem milhares de superstições diferentes. No entanto, existem algumas que são mais comuns que outras. Veja a seguir uma lista das mais banais de serem vistas no Brasil.

1. Chinelo virado para baixo

Você já deve ter ouvido a sua mãe alguma vez gritando “Desvira esse chinelo, está querendo me matar?”. Isso se deve à crença anterior de que deixar o item virado é um sinal de mau presságio que poderia afetar a saúde das mães do dono do chinelo. O motivo deste item ter tanto poder ninguém sabe, mas a superstição está aí e haja coragem para não desvirar o chinelo.

2. Passar debaixo da escada

Se você não consegue passar por uma escada sem desviar, é um sinal de que a superstição já faz parte da sua reação automática. Segundo acreditam, passar por debaixo de uma escada poderá fazer com que você tenha 7 anos de azar. A crença de que esse comportamento era um insulto aos deuses e resultaria em punição remonta ao antigo Egito.

3. Abrir guarda-chuva em local fechado

Outra superstição muito famosa, é em relação a abrir um guarda-chuva em local fechado, principalmente se for em casa. As pessoas normalmente acreditam que fazer isso pode trazer mau agouro, ou então muito azar na vida para a pessoa e todos que moram com ela.

4. Bater na madeira

Não só de trazer azar que as superstições são feitas, também existem aquelas para evitar que a má sorte se instale. Nesse sentido, uma forma de fazer isso é bater na madeira 3 vezes depois de ouvir algo indesejado. No entanto, vale ressaltar que esse truque só vale na hora que o ocorrido é feito.

5. O noivo ver a noiva

Segundo a lenda por trás dessa superstição é que se o noivo ver a noiva toda pronta antes do casório, isso pode resultar em problemas futuros na relação. Por isso, é muito comum que o casal se arrume em quartos separados e longe um do outro.

6. Brindar de copo vazio

Se você já tentou fazer isso, provavelmente recebeu olhares discriminatórios, ou foi até impedido de brindar. Isso porque uma superstição muito comum é que não se deve fazer brindes de copo vazio, pois isso pode trazer má sorte para a vida.

7. Espelho quebrado

Outra superstição é em relação ao espelho quebrado. Nesse sentido, na primeira versão temos que quebrar um espelho que pode trazer até 7 anos de azar. Além disso, não se deve olhar para espelhos quebrados, pois eles podem trazer mau agouro para a pessoa em relação ao físico.

Se você quiser saber mais sobre o tema, entre outras coisas relacionadas a sorte e azar em jogos, é só continuar navegando no LottoCap ou acesse nossas redes sociais

banner para os produtos lottocap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo