Conheça a LottoCap
Títulos de Capitalização

Título de Capitalização: O que é? Vale a pena investir?

Com certeza, você já ouviu falar de título de capitalização, não é mesmo? Geralmente, os gerentes de instituições bancárias costumam oferecer esse tipo de investimento para os seus clientes e, como as condições costumam ser bastante atrativas, não é incomum que muitas pessoas façam a contratação dessa aplicação.

Porém, antes de aplicar o seu dinheiro nesse tipo de investimento, você deve ter atenção a aspectos como: prazo, prêmios, resgate etc. Além disso, é fundamental escolher uma administradora que tenha confiança e credibilidade no mercado. Afinal, você não quer correr riscos desnecessários, certo?

Por esse motivo, preparamos este post para fazer uma abordagem abrangente sobre o assunto. Nele, você entenderá como funciona essa aplicação, quais são as principais vantagens, como investir e como escolher a opção mais adequada para o seu perfil. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então é só continuar a leitura!

 

O que é título de capitalização? 

Título de capitalização: Pessoa segurando notas de reais

O título de capitalização é uma aplicação financeira em que você deve pagar um valor mensal, ou de acordo com o período escolhido, para concorrer a diversos prêmios em dinheiro. Além disso, existem algumas modalidades em que o titular pode ser contemplado com algum bem ou serviço.

Ele é regulado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e a sua garantia deriva da própria instituição emissora. Ou seja, o seu nível de risco é o mesmo que o do local emissor.

Cabe destacar que, nesse aspecto, o título de capitalização se diferencia da poupança e de alguns investimentos de renda fixa que são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Portanto, um dos aspectos que você deve levar em consideração antes de investir é a credibilidade da administradora.

 

banner dupla de pascoa - 970x250

Como funciona o Título de Capitalização?

Título de Capitalização: Mulher com filho colocando dinheiro no cofrinho

No mercado, existem diversos tipos de título de capitalização. No entanto, apesar da variedade oferecida, todos funcionam de maneira bem semelhante.

Dessa forma, ao optar por fazer essa aplicação, primeiramente você deve escolher qual será o tipo de pagamento, que pode ser:

  • mensal: em que você deve pagar o valor definido previamente todos os meses para concorrer aos sorteios;
  • único: em que você faz apenas um pagamento e pode concorrer aos prêmios durante o prazo de vigência do título;
  • periódico: em que você deve fazer o pagamento do valor contratado dentro dos prazos pré-estabelecidos.

Porém, independentemente da forma escolhida, a rentabilidade não incide em cima de todo o dinheiro aplicado, apenas da parte chamada de cota de capitalização. Isso porque no valor do pagamento estão embutidos alguns custos como as cotas de carregamento e de sorteio.

Cabe destacar que o rendimento de um título de capitalização varia de acordo com a taxa referencial e outra estabelecida no momento da contratação, que deve ser pelo menos de 0,1%. Em geral, a rentabilidade dessa aplicação costuma ser baixa. No entanto, ao ser sorteado, você pode ganhar até 10 vezes o valor investido.

 

Como é fixado o pagamento?

Nos planos com vigência de 1 ano, os pagamentos devem ser, obrigatoriamente, fixados. Já naqueles cujos prazos são maiores, a administradora pode utilizar algum índice para fazer a atualização monetária dos pagamentos. É importante destacar que essas particularidades devem estar definidas em contrato.

 

banner dupla de pascoa - 970x250

O que ocorre se você atrasar o pagamento?

Título de capitalização: Homem com celular na mão olhando assustado para a tela

Os procedimentos em relação aos atrasos dependem do título escolhido. Em alguns, são cobradas multas e atualização monetária. Em outros, ocorre a prorrogação da vigência do contrato e, dependendo das características do seu, podem ser adotadas outras ações.

Porém, independentemente dos procedimentos determinados para os clientes inadimplentes, em nenhuma hipótese você pode participar dos sorteios se tiver com alguma parcela em aberto. Portanto, para não perder a chance de ser contemplado, não deixe de estar sempre em dia com os seus pagamentos, certo? Uma dica interessante é optar pelo pagamento automático. Dessa forma, você não precisa se preocupar em perder a data do vencimento.

 

Como são realizados os sorteios?

As condições gerais dos sorteios são definidas previamente em contrato. Nele, devem constar:

  • os valores dos prêmios;
  • as datas de realização das premiações;
  • o número de sorteios que devem ocorrer durante o período de vigência;
  • a maneira como serão realizados os sorteios.

Cabe destacar que é muito comum que as instituições emissoras utilizem os resultados das loterias oficiais. Caso optem por não utilizá-los, as administradoras devem fazer os seus próprios sorteios, que devem ser amplamente divulgados aos titulares. Além disso, para garantir a lisura do processo, devem estar presentes alguns auditores independentes e o os participantes devem ter acesso livre.

 

Quais os principais tipos de Títulos de Capitalização praticados no mercado?

Cofrinho e calculadora lado a lado

A seguir, apresentamos os principais tipos de títulos de capitalização existentes no mercado. Acompanhe!

 

Título de Capitalização: Tradicional

Ao escolher essa modalidade, você só pode resgatar o valor investido integralmente após a finalização do prazo de vigência do título. Além disso, o subscritor — quem adquire o título — deverá ter realizado todos os pagamentos previstos nas datas definidas para ter direito ao recebimento do total aplicado.

Caso decida realizar o resgate de maneira antecipada, você receberá um valor inferior ao aplicado. Por isso, é interessante optar por esse tipo de aplicação, apenas os clientes que pretendem manter o seu dinheiro durante todo o período contratado.

 

Título de Capitalização: Compra programada

Na modalidade de compra programada, você pode escolher se prefere receber um serviço, determinado na ficha de cadastro, ou o montante de dinheiro aplicado previamente. De acordo com a SUSEP, esse tipo de título não tem sido mais tão comercializado no mercado.

 

Título de Capitalização: Popular

O subscritor que adquire o título de capitalização popular concorre a vários prêmios e participa de diversos sorteios periodicamente. Porém, após o final do prazo de vigência, terá o direito de receber apenas parte do valor aplicado.

Segundo a SUSEP, todos os títulos dessa modalidade devem conter, nas condições gerais, a seguinte mensagem: “Este título restituirá ao final de sua vigência valor inferior ao total dos pagamentos efetuados. A contratação deste título é apropriada principalmente na hipótese de o consumidor estar interessado em capitalizar parte da contribuição e participar dos sorteios. Consulte a tabela para observar a evolução do percentual de resgate, de acordo com os meses de vigência do título”.

 

Título de Capitalização: Incentivo

Os títulos dessa modalidade estão vinculados a determinados sorteios e promoções comerciais realizadas pelas instituições emissoras. Dessa forma, ao contratar essa aplicação, você tem o direito de participar dessas ações, mas não pode resgatar o valor aplicado.

 

Título de Capitalização: Filantropia Premiável

O título de filantropia premiável é destinado aos clientes que têm interesse de participar dos sorteios periódicos realizados pela instituição emissora. Ao fazer essa aplicação, você pode contribuir com entidades beneficentes por meio da cessão do direito de resgate do montante aplicado.

 

Título de Capitalização: Instrumento de garantia

Por meio dessa modalidade, o subscritor pode utilizar o montante aplicado para garantir o cumprimento de uma obrigação assumida em um contrato realizado com terceiros. Nesse caso, o total capitalizado não pode ser usado para a compra de bens ou serviços.

Como você pode observar, é importante conhecer os diferentes tipos de título para saber qual vale a pena investir. Além disso, você deve avaliar alguns aspectos relevantes como os que abordaremos a seguir.

 

Qual o prazo de um título de capitalização? 

Mulher de negócios sentada trabalhando e pensando no planejador de evento com calendário e laptop, computador na mesa no escritório ou em casa ou no cibercafé.

O prazo de um título de capitalização varia de acordo com o tipo de aplicação escolhida. Por isso, você deve ler atentamente as condições do contrato e esclarecer todas as suas dúvidas junto à instituição emissora. Dessa forma, é possível saber se vale a pena ou não fazer determinada aplicação.

Além disso, é importante ter atenção a alguns prazos que são definidos no contrato, tais como:

  • pagamento: corresponde aos períodos em que você deve fazer o pagamento dos valores acordados previamente;
  • vigência: equivale ao período entre a data de início e de finalização do contrato;
  • carência: representa o prazo mínimo em que os seus recursos devem permanecer na aplicação para que você possa realizar o resgate. Caso o subscritor deseje resgatar o valor aplicado antes de finalizar esse período, deve arcar com uma multa de até 10% do montante pago.

Portanto, antes de fazer a sua escolha, não deixe de ter atenção a esses prazos. Assim, você consegue escolher as aplicações mais vantajosas, além de entender qual é o momento certo de fazer o resgate do valor aplicado.

 

Como fazer o resgate? 

Uma visão aproximada de uma fachada de caixa eletrônico com uma tela iluminada e um teclado e um maço de notas de reais brasileiras sendo retiradas do caixa eletrônico - renderização 3D

Outro aspecto que você deve ter atenção é em relação ao prazo de resgate dos títulos. Afinal, você não quer investir o seu dinheiro e não saber quando poderá tê-lo de volta, não é mesmo? A seguir, mostraremos as três maneiras de fazer o resgate do título de capitalização. Acompanhe!

 

Resgate antecipado

Existem alguns títulos que oferecem a opção do resgate antecipado. Porém, geralmente o subscritor tem o direito de receber apenas parte do valor aplicado. Isso porque o objetivo da instituição emissora é o de estimular o cliente a permanecer na aplicação durante todo o período do contrato.

Portanto, para fazer o resgate do saldo capitalizado, você precisa verificar se o seu título pode ser resgatado antes do prazo. Se a resposta for positiva, você deve entrar em contato com a instituição emissora para saber os procedimentos que devem ser adotados para fazer o resgate.

 

Resgate no final do prazo

Esse tipo de resgate é realizado após o período de vigência do título de capitalização. Nesse caso, você tem direito a receber o capital investido considerando as cláusulas estabelecidas no contrato. Por exemplo, se nas condições do seu título foi acordado que após o período de vigência o subscritor poderia receber o montante aplicado acrescido da taxa referencial, é esse o total que a instituição emissora terá que devolver para o cliente.

 

Resgate por sorteio

Quando você é contemplado em um dos sorteios realizados é possível encerrar o seu título de capitalização ou não. Em alguns casos, o prêmio pode ser liberado ao subscritor e ele deve continuar pagando os valores acordados até o fim do período de vigência. Em outros, quando o cliente é sorteado, o título é finalizado automaticamente. Portanto, para saber quais são as condições da sua aplicação, é importante ler atentamente o contrato e tirar todas as dúvidas junto à instituição emissora.

Cabe destacar que, independentemente do tipo de resgate realizado, você deve entrar em contato com o emissor do título para saber quais são os procedimentos que devem ser adotados para que os valores sejam depositados na sua conta.

 

Quais as vantagens desse investimento?

Título de capitalização: Mulher de negócios em frente a um quadro-negro com um gráfico financeiro

Agora que você já sabe como funciona um título de capitalização, deve estar se perguntando se vale a pena ou não fazer essa aplicação, não é mesmo? Por isso, apresentaremos quais são as suas principais vantagens. Acompanhe!

 

Comodidade

É muito simples contratar um título de capitalização. Para isso, basta entrar em contato com a instituição emissora que você terá acesso a várias ofertas e, uma delas, com certeza atenderá ao seu perfil e objetivos financeiros. Dessa forma, você só precisa sinalizar o interesse, seguir os passos da contratação e já pode concorrer aos sorteios.

 

Investimento automático

Em alguns tipos de título de capitalização, você pode programar os pagamentos para que sejam descontados automaticamente da sua conta corrente. Dessa forma, você não precisa se preocupar em atrasar nenhuma parcela, pois basta ter o saldo disponível que o valor será pago na data do vencimento.

 

Forma de poupar

Muitas pessoas não têm o hábito de poupar ou investir o seu dinheiro. Seja pela falta de conhecimento ou de oportunidade, a verdade é que o título é muito acessível e bastante atrativo para diversas faixas de renda.

Ao aplicar o seu dinheiro em um título da capitalização, você se compromete a fazer o pagamento periódico de determinado valor. Com isso, mesmo que você não seja um investidor especialista ou um poupador nato, estará guardando um montante todos os meses, sob pena de pagar juros e multas.

 

Sorteios

As premiações são uma das maiores vantagens do título de capitalização. Afinal, quem não tem o interesse de investir R$30 por mês e concorrer a prêmios de até R$300 mil, não é mesmo? Por isso, essas aplicações costumam ser populares entre os clientes de instituições financeiras como os bancos. Atualmente, existem algumas opções no mercado em que o processo de contratação e os sorteios são 100% online.

 

Segurança

Como dissemos anteriormente, o risco que você corre ao contratar um título de capitalização é o mesmo que usar qualquer serviço da instituição emissora. Por isso, é essencial escolher aquelas que tenham credibilidade e experiência no mercado. Dessa forma, você tem um maior nível de segurança com o seu investimento.

Viu como o título de capitalização oferece inúmeras vantagens para o subscritor? E o mais interessante é que o processo de contratação é muito rápido, fácil e sem burocracia. Porém, para usufruir de todos esses benefícios, você deve escolher uma boa administradora.

 

Quais as diferenças entre títulos de capitalização dos bancos?

Gerente de consultora financeira conversando com um cliente no banco

As diversas instituições financeiras, como os bancos, têm vários títulos de capitalização para oferecer aos seus clientes. As diferenças existentes entre cada um, se referem a aspectos relacionados a:

  • forma de aquisição;
  • tipo de pagamento;
  • periodicidade dos sorteios;
  • valores dos prêmios;
  • período de vigência;
  • valor do resgate;
  • prazo de carência.

 

Por isso, é importante que você pesquise bastante antes de fazer a contratação do seu título de capitalização. Dessa forma, é possível escolher a opção mais vantajosa para o seu perfil e para os seus objetivos financeiros.

 

Como escolher o título de capitalização ideal? 

Diante da diversidade de aplicações existentes no mercado, pode parecer difícil escolher aquela mais vantajosa. Porém, basta pesquisar um pouco para que você consiga identificar qual é a ideal para o seu perfil. A seguir, apresentamos algumas dicas. Acompanhe!

 

Analise a credibilidade da administradora 

Como dissemos, os títulos de capitalização não são garantidos pelo FGC. Dessa forma, a sua segurança depende da credibilidade da instituição emissora no mercado. Por isso, não deixe de pesquisar a opinião de outros clientes para saber se a administradora é confiável e se os sorteios são realizados de modo transparente. Algumas das principais empresas de capitalização existentes no Brasil são:

  • LottoCap;
  • Megamania;
  • MinasCap;
  • Tele Sena.

 

Faça um planejamento financeiro 

Antes de adicionar mais uma parcela aos seus gastos periódicos, é importante entender qual é o nível de comprometimento do seu orçamento. Para isso, é essencial fazer um planejamento financeiro. Dessa forma, você consegue conhecer as suas receitas e despesas e identificar qual montante pode ser destinado para a realização de aplicações financeiras como os títulos de capitalização.

 

Entenda por que você quer fazer essa aplicação 

Antes de fazer a contratação é importante entender por que você está escolhendo essa aplicação. Dessa forma, você se sente mais motivado e comprometido a fazer os pagamentos nas datas estabelecidas.

Por exemplo, você pode fazer um título de capitalização para aluguel, que fornece garantia para os contratos de locação, um título para ajudar a guardar dinheiro para aquela viagem dos sonhos ou um certificado de contribuição, que é um título cujos recursos são utilizados para ajudar financeiramente as organizações sociais.

 

Avalie as características de cada um 

Como você já sabe, existem vários títulos de capitalização no mercado. Eles se diferem de acordo com os prazos, prêmios, resgate, além de outros aspectos relevantes. Por isso, você deve fazer um comparativo entre essas diversas características para fazer uma boa escolha.

Uma dica interessante é fazer uma planilha para conseguir visualizar essas diferenças de maneira mais eficiente. Cabe destacar, que algumas administradoras oferecem ferramentas que facilitam a comparação entre os títulos oferecidos. O importante é identificar aqueles mais adequados ao seu perfil. Além disso, caso tenho alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a instituição emissora.

 

Como contratar um título de capitalização?

Cliente assinando contrato eletrônico em tablet digital

Após escolher o título de capitalização mais adequado ao seu perfil, você deve entrar em contato com a instituição emissora para seguir com a assinatura do contrato. Existem algumas opções, como o LottoCap, que permite que o subscritor faça a contratação diretamente no site ou aplicativo, sem a necessidade de interação com algum intermediador, como o gerente de um banco, por exemplo.

 

Por que contratar o LottoCap? 

O LottoCap é um título de capitalização 100% digital e que tem um alcance nacional. Para contratá-lo, você só precisa ter acesso à internet e um pouco de paciência para garantir a escolha mais adequada ao seu perfil.

 

Quais as suas vantagens?

Ao fazer essa aplicação, você tem acesso a vantagens como:

  • modalidades exclusivas de sorteios, que podem ocorrer diariamente;
  • prêmios que podem chegar até R$ 500 mil;
  • confiança, já que todos os sorteios se baseiam nos resultados das loterias da Caixa Econômica;
  • contribuição para a APAE-RS.

Além disso, você não precisa sair de casa para fazer a contratação nem para resgatar os seus prêmios casa seja contemplado. Isso porque o processo é todo digital.

 

Como contratar o LottoCap?

O processo de contratação é muito simples e fácil. Você só precisa navegar pelo site e colocar a opção escolhida no carrinho de compras. Em seguida, você faz o pagamento e escolhe contribuir ou não para a APAE-RS, sem ter qualquer custo adicional. Por fim, basta abrir o seu título para conhecer as suas dezenas e verificar se ele já está premiado. E se você for contemplado, não se preocupe! Os valores serão depositados automaticamente na conta cadastrada no site.

 

Quais cuidados tomar?

Foto recortada de um empresário usando o computador do escritório em casa

Após contratar o seu título, você não pode esquecer de pagar as parcelas. Afinal, os atrasos podem te impedir de participar dos sorteios. Além disso, é importante avaliar se você precisa declará-lo no imposto de renda para evitar qualquer problema com o fisco, certo?

Como você pode perceber, existem vários tipos de título de capitalização que variam de acordo com aspectos como prazos, prêmios e resgates. O importante é que você faça um comparativo entre as diversas opções existentes no mercado para escolher aquela mais vantajosa e que atenda aos seus objetivos financeiros. E se você quer ter maior segurança e comodidade na sua aplicação, não deixe de conhecer mais sobre o LottoCap. Com certeza, você encontrará uma opção que cabe no seu bolso.

E aí, gostou deste post? Entendeu como funciona o título de capitalização, quais são as principais vantagens desse tipo de investimento e que contratar um? Então, conheça agora mesmo o LottoCap e participe de sorteios confiáveis sem sair de casa. Até a próxima!

anuncio mr jack bet aviator

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo