Doação para ONGs: a maneira mais eficiente de ajudar quem precisa
Sabia que existem diversas formas de ajudar pessoas que precisam e, assim, tornar o mundo um lugar melhor, seja com gestos e ações no dia-a-dia ou com contribuições mais efetivas, como doação para ONGs – organizações não governamentais?
Para muitos, o trabalho destas instituições ainda é desconhecido e até mesmo incerto, por isso, é necessário cada vez mais jogar luz ao tema.
As ONGs podem atuar em inúmeras áreas, como:
- meio ambiente;
- educação;
- saúde;
- desenvolvimento social;
- esportes;
- animais;
- etc.
Estas instituições filantrópicas têm um papel muito importante na sociedade, pois preenchem uma lacuna criada pela falta de projetos e atuação do Estado.
Por isso tudo, realizar doações para ONGs é a maneira mais eficiente de ajudar quem realmente precisa de ajuda. Conheça como fazer isso e as vantagens dessa ação!
Como saber se uma ONG é confiável?
Caso você não saiba, ONGs são organizações sem fins lucrativos, criadas por pessoas que trabalham voluntariamente em defesa de uma causa. Elas estão muito além da caridade e existem por um único motivo: reparar ou amenizar erros causados por ações humanas.
No entanto, justamente por causa dessas ações humanas negativas, é natural ficar desconfiado de algo. Ainda mais quando trata-se de entregar nosso dinheiro para alguém ou uma instituição.
Porém, existem maneiras de saber se uma instituição filantrópica é realmente confiável e digna de receber apoio.
Pesquisar a história e o tempo de atuação da organização é um bom começo para saber a credibilidade de quem você pretende apoiar. Além disso, existem uma série de registros que você pode solicitar à instituição.
Outro ponto é saber quais as parcerias que a ONG fez ao longo de sua existência e pesquisar o histórico de empresas que a organização se relaciona.
Por fim, busque projetos já realizados pela instituição que você quer ajudar e, então, faça sua doação para ONGs.
Qual é a diferença entre ONG e Instituição filantrópica?
A Instituição filantrópica trata-se de alguma pessoa jurídica que presta serviços à sociedade. Neste caso, a obtenção de lucro não é a finalidade. Basicamente é uma outra maneira de nomear as ONGs.
Elas sobrevivem através de doações feitas por empresas e pessoas, além de receber um pequeno apoio do governo. Ou seja, elas não existiriam sem o apoio da sociedade.
Como fazer uma doação para ONGs?
São inúmeras as possibilidades de contribuir com uma doação para ONGs. seja financeiramente ou então com alimentos e recursos que auxiliem os seus projetos. Além disso, é possível se tornar um voluntário e trabalhar de forma gratuita em ações promovidas pela entidade.
Outra maneira de ajudar é escolher empresas que repassam parte de seus lucros ou fazem parcerias com instituições filantrópicas.
Adquira um título de capitalização pelo Lottocap e doe automaticamente para ONGs
Você sabia que adquirindo um título de capitalização pelo Lottocap é possível ajudar o mundo a tornar-se um lugar melhor?
É isso mesmo, afinal, ao comprar um título, além de concorrer a grandes prêmios, é disponibilizada a opção de realizar uma doação à APAE-RS (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), cedendo o direito de resgate de sua cota de capitalização.
Portanto, além de divertir-se participando dos jogos diários do Lottocap, você também contribui fazendo uma doação para uma ONG séria, que trabalha há mais de 25 anos ajudando inúmeras pessoas.
Fundada em 1993, a Federação das APAES do Rio Grande do Sul (FEAPAES-RS) atua, desde então, no assessoramento de 205 APAES do estado.
A entidade promove capacitações, cursos e desenvolve projetos que atendem mais de 15 mil pessoas todos os dias.
Doações para ONGs X Imposto de renda
Sabia que, além de todos esses benefícios para você e para o próximo, é possível deduzir a doação no Imposto de Renda?
É isso mesmo. Ao fazer uma doação para ONGs, o valor da boa ação pode ser subtraído no valor final do IR devido ao tributo. Isso quer dizer que você também pode doar até 6% do imposto devido ou optar pelo abatimento de até 6% da restituição do IR (que vai até 3% para cada tipo de ação humanitária).
Interessante e mais motivador ainda, não é?
Quer saber mais sobre títulos de capitalização e muito mais sobre o universo dos jogos e apostas? Continue acompanhando o blog do Lottocap!