O que é título de capitalização? Entenda como funciona
Título de capitalização tem rendimento? Como é o sorteio? As pessoas realmente ganham? Descubra já como funciona e o que é um título de capitalização.
Prêmios, investimentos, prazos, etc. existem diversas questões quando falamos sobre títulos de capitalização. Porém, antes de pensar nestas etapas, é preciso entender melhor o que é um título de capitalização.
Posto isso, preparamos este artigo para que você possa entender melhor como funciona e o que é um título de capitalização e, desta forma, espantar alguns fantasmas que rondam esse tema.
Table of contents
O que é o título de capitalização?
Um título de capitalização é um título de crédito. Mas o que isso significa? De forma simplificada, trata-se de um produto no qual o cliente destina um valor, que pode ser pago em parcelas mensais ou em uma única vez.
Em troca disso, o banco ou instituições autorizadas podem oferecer sorteios, com premiações em dinheiro durante um prazo determinado entre as partes. Ao término do prazo, caso o cliente não seja sorteado, é possível resgatar o montante acumulado, geralmente com alguma correção sobre o valor inicial.
Muitas vezes, ele é considerado uma forma de aplicação financeira, embora sua principal característica seja a combinação entre a formação de uma reserva e a participação em sorteios.
Conheça mais sobre: Como declarar o título de capitalização?
Quais são os títulos mais famosos?
Existem alguns títulos de capitalização que são famosos devido à sua relação com grandes instituições financeiras, como:
- OuroCap, do Banco do Brasil
- Pé quente, do Bradesco
- Cap, da Caixa Econômica Federal
- PIC, do Itaú
- CapSorte, do Santander
Entre os queridinhos da internet tem a LottoCap, com os tradicionais LottoCAp Max, LottoCap Já 100mil, Já do Milhão, LottoCap Signos e LottoCap Yesss. Assim como os lançamentos, Jogo das Bolhas, Jogo das Frutas e a Batalha dos Piratas.
Como fazer o pagamento de título de capitalização?
Tudo depende do título e de onde você está comprando esse título de capitalização. Afinal, é possível se dirigir a uma agência bancária e adquirir o seu, assim como é possível comprar por meio de um aplicativo ou site.
Existem três maneiras básicas para realizar o pagamento de um título de capitalização:
- Pagamento mensal: onde todo o mês você coloca uma quantia no título;
- Pagamento único: quando o comprador faz uma única compra, ou seja, paga o valor do título de uma vez só;
- Pagamento recorrente/periódico: quando é realizado pagamentos em determinados períodos.
Porém, independentemente da forma escolhida, a rentabilidade não incide em cima de todo o dinheiro aplicado, apenas da parte chamada de cota de capitalização. Isso porque no valor do pagamento estão embutidos alguns custos como as cotas de carregamento e de sorteio.
Cabe destacar que, o título de capitalização se diferencia da poupança e de alguns investimentos de renda fixa que são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Portanto, um dos aspectos que você deve levar em consideração antes de investir é a credibilidade da administradora.
Fique por dentro: Como resgatar um título de capitalização?
Como funciona o sorteio do título de capitalização?
No geral, os sorteios são baseados na extração da Loteria Federal, da Caixa Econômica Federal, porém, existem títulos que contam com sorteios próprios, estabelecidos nas condições gerais do produto.
Cada local conta com uma base de dados e informação para o cliente acessar e fazer uma pesquisa sobre como funcionam os sorteios, além de conferir se o número da sorte foi o grande vencedor.
Conheça: Em busca de novas oportunidades para testar sua sorte? Conheça os produtos do LottoCap! Oferecemos diversos títulos baseados nas loterias da Caixa. Divirta-se e concorra a prêmios.
Qual a probabilidade de ganhar um título de capitalização?
De forma bem realista, as chances de ganhar no título de capitalização são melhores do que ganhar em uma loteria da Caixa Econômica Federal.
Por exemplo, existem títulos que a probabilidade de vitória é de 1 em 100 mil, em outros, esse número pode ser mais desafiador, tudo dependerá do tipo de título de capitalização que for adquirido. Veja os principais tipos de títulos de capitalização:
- Modelo tradicional: nele, parte do valor vai para reserva e a outra parte é destinada aos sorteios, sendo resgatável ao final do prazo;
- Instrumento de garantia: utilizado como garantia em contratos, como alugueis ou financiamentos;
- Filantropia premiável: parte da renda obtida é destinada à entidades filantrópicas e o titular concorre a prêmios em sorteios;
- Incentivo: pode ser usado para incentivar funcionários em empresas com sorteio de prêmios e resgate parcial do valor investido;
- Popular: pode ser adquirido por valores bem acessíveis e traz sorteios de premiações, além de contar com resgate após final do período estipulado;
- Compra programada: é associado ao planejamento de compras futuras, com pagamentos mensais e resgate do valor acumulado ao final do plano.
Por isso, é preciso ficar atento e conferir a ordenação e identificação de títulos no contrato, é essa informação que mostra o tamanho da série, ou se preferir, o número de títulos emitidos.
A dica de ouro é que quanto maior os prêmios oferecidos, menor é o valor destinado a compor o capital de resgate no final.
Preparado para testar a sua sorte? Boa sorte e bons rendimentos!
Veja as principais perguntas sobre título de capitalização
Não! Os títulos de capitalização têm como objetivo oferecer a possibilidade de guardar dinheiro, fazer uma reserva financeira ou de participar de sorteios. É um cenário diferente dos investimentos, onde o dinheiro gera rendimentos ao longo de um período determinado.
Normalmente, o título de capitalização tem seu rendimento atrelado à Taxa Referencial (TR), além de uma porcentagem definida em contrato. No entanto, sua rentabilidade costuma ser bastante baixa, geralmente inferior à da Poupança.
Sim, é possível desistir de um título de capitalização a qualquer momento. Vale lembrar que, em alguns casos, existe a possibilidade de cancelar por arrependimento em até 7 dias e receber o estorno total dos valores pagos. Caso esse prazo seja ultrapassado, o resgate seguirá a tabela de resgate, que começa com cerca de 50% do valor pago e aumenta progressivamente.
Segundo o Artigo 833, inciso V, do Código de Processo Civil, títulos de capitalização só podem ser penhorados para fins de garantir dívidas de seu titular. Essa forma de garantia não retira a titularidade do devedor até o seu pagamento da dívida.
Sim, toda semana pessoas são sorteadas, conforme as regras e o tipo de título de capitalização adquirido.